O Projeto Rios Voadores pesquisa, por meio da análise de amostras de vapor de água coletadas, as massas de ar que provêm da Amazônia e que leva a umidade para outras regiões do Brasil. Essas massas de ar são conhecidas hoje como Rios Voadores.
Estudos recentes têm mostrado uma ligação significante entre o sistema climático amazônico e aquele sobre a Bacia do Rio da Prata. Poucas pessoas conhecem a existência do transporte do vapor d’água por massas de ar. O volume de vapor de água transportado por esses rios voadores pode ser maior que a vazão de todos os rios do centro-oeste e ter a mesma ordem de grandeza da vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s).
O projeto, idealizado por Gérard Moss em colaboração com Prof. Salati e Malgi Moss, busca identificar a origem do vapor de água transportado pelas massas de ar vindos da Amazônia e quantificar o papel da evapotranspiração da floresta amazônica nas chuvas que caem nas regiões mais ao sul.
Diante disso, o Jardim Botânico de Brasília, comprometido com as questões socioambientais, especialmente com os estudos e pesquisas ligados aos aspectos climáticos e a importância das águas, abraçou o projeto Rios Voadores pela contribuição que ele traz a toda sociedade brasileira.
Cordialmente,

-
Jardim Botânico de Brasília - JBBSMDB Conjunto 12 - Área Especial - Lago Sul - Cep: 71.680-001
Fone: (61) 3366-5597 - jardimbotanicodebrasilia@
Facebook: Jardim Botânico de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário