segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Orgãos do GDF aprovam regimento interno do Fórum da Agenda 21 do DF

(21/11/2011 - 14:30)


Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e das Secretarias de Estado de Governo, da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seapa), de Educação (SEDF), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e da Embrapa – Cerrados, aprovaram, por unanimidade, no início de novembro, o regimento interno do Fórum da Agenda 21 do Distrito Federal.
A programação da Agenda 21 no DF, além da construção de um Plano de Sustentabilidade, é um preparatório para a participação de Brasília na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
“O relatório ‘Rumo a uma Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza’, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançado no último dia 16, declarou que este estudo desafia o mito de que economia e meio ambiente não se relacionam. Com políticas públicas inteligentes, podemos fazer crescer a economia, gerar emprego decente e acelerar o progresso social de forma a manter a pegada ecológica dentro da capacidade do planeta”, informou o secretário de Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão.
Com a aprovação da Agenda 21, será eleita uma Coordenação Executiva para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável, a fim de viabilizar ações em prol da sustentabilidade para o Distrito Federal.
No próximo dia 06 de dezembro, o Fórum da Agenda 21 do Distrito Federal se reunirá novamente para definir o calendário de atuação do grupo, para o ano de 2012. O encontro será realizado na Biblioteca do Cerrado, localizada no estacionamento 13 do Parque da Cidade, ao lado da Administração.
Agenda 21 no Distrito Federal
O Fórum da Agenda 21 no DF foi criado pelo Decreto n° 30.645, de 4 de agosto de 2009, e tem o objetivo de construir um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, por meio de processo participativo, transparente e contínuo.
O grupo é composto por vários órgãos da administração direta do governo do Distrito Federal, por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip’s) e pela unidade regional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrope
 
Fonte: IBRAM/SEMARH

Nenhum comentário: