domingo, 20 de março de 2011

Começa o debate do orçamento participativo


Brasília - O atual Governo do Distrito Federal quer a participação dos brasilienses na formulação do orçamento de 2012, o chamado orçamento participativo, que já foi uma marca do PT em outra s cidades brasileiras. A iniciativa é louvável e evita que os velhos carniceiros do dinheiro público, ainda instalados na Câmara Legislativa, desviem as verbas para interesses pessoais, como ocorreu nos governos passados. Os escândalos que vieram à tona desde 2009 e ainda envergonham os brasilienses são contundentes provas da vilania do Executivo e dos legisladores locais, salvo as poucas exceções.
Hoje, começa por Taguatinga a primeira rodada de discussões para a elaboração do orçamento participativo. A Coordenadoria das Cidades, à frente dos debates, quer identificar as principais necessidades de investimentos em cada região administrativa do DF. Amanhã (19), a equipe do governo estará  na Estrutural e Samambaia. Domingo, a conversa será com os moradores de Samambaia.
Essa primeira rodada objetiva explicar aos moradores a proposta de construção do orçamento participativo. A partir daí, os moradores terão que se organizar para que o orçamento aprovado pelos distritais seja um instrumento afinado com os interesses populares. Além disso, a sociedade poderá exercitar o controle social dos gastos públicos. Mas, para isso, é preciso que as comunidades se organizem e façam do orçamento participativo um instrumento de melhoria da qualidade de vida de todos. Vale lembrar que o orçamento participativo é um espaço democrático, onde deve prevalecer o interesse coletivo e não os individuais ou de pequenos grupos.
 

Um comentário:

ecopedagogia disse...

Prezado SÉRGIO VERDE,
Ótima reportagem verde,a qual alerta cidadãos e profissionais no geral para a busca dos seus direitos...dando o primeiro passo no sentido de poder participar dos acontecimentos que englobam o BRASIL...Vou pesquisar melhor e aprender sobre ok?..
Parabéns pela postagem!
Atenciosamente/Luciana Ribeiro