sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Membros da comunidade local se engajam no projeto de revitalização do Parque Três Meninas

Mara Puljiz Publicação: 15/12/2009 08:43 Atualização: 15/12/2009 08:49

Um grupo de quatro moradores de Samambaia resolveu arregaçar as mangas para recuperar o Parque Três Meninas(1). Há dois dias, eles abriram buracos e, com ajuda de enxadas e pás, plantaram 28 mudas de árvores frutíferas, como cajuzinho-do-cerrado, pequi, mutamba e jamelão (veja quadro). As mudas foram doadas por uma mulher que cultiva as plantas em casa e apoia o movimento de preservação. De acordo com um dos líderes do Movimento Revitalização Parque Três Meninas (MRP), Sérgio Monroe, a iniciativa faz parte de um projeto que visa à criação de um bosque no local e a recuperação da área, abandonada há dez anos.
Sérgio Monroe, Eduilson Barrros, Iolanda Rocha e Luiz Alberto Martins: mãos à obra para semear árvores (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
Sérgio Monroe, Eduilson Barrros, Iolanda Rocha e Luiz Alberto Martins: mãos à obra para semear árvores


Para a professora Iolanda Rocha, é preciso que a comunidade participe das ações realizadas no local. “A mobilização das pessoas é muito importante do ponto de vista educacional, cultural, ambiental e para a própria qualidade de vida de nós todos”, explicou ela. Além da preocupação ambiental, o grupo luta para que toda a área física de 72 hectares seja revitalizada. Outro integrante do grupo e morador da cidade, Luiz Alberto Pimentel, lembra que na antiga fazenda funcionavam uma biblioteca comunitária, uma sala de leitura e um casarão colonial. O espaço, entretanto, pegou fogo em 2005 e desde então permanece sem uso. “Não temos parque para as crianças visitarem, com trilhas para conhecerem o cerrado e as grutas”, reclamou.

Licitação

Em 2007, o governo local destinou R$ 467 mil para reforma da sede administrativa, construção de guaritas, banheiros, quadras poliesportivas e sinalização, mas o projeto ainda está em fase de licitação. Segundo o administrador do parque, José Fernando Rodrigues, a expectativa é que, até o fim do primeiro semestre de 2010, as obras de revitalização tenham início. O valor subiu para aproximadamente R$ 1 milhão, quantia que deve ser investida no cercamento do parque, no plantio de árvores, na reforma da sede administrativa e na construção de quadras poliesportivas, um museu arqueológico, guaritas, banheiros e sinalização. Fernando explica que a demora ocorreu em razão do processo de licitação e não por falta de recursos.

Enquanto isso, o grupo conta que o espaço vem sendo tomado pelo mato e utilizado por pessoas mal intencionadas. Eles avaliam que cercar o parque não é a melhor alternativa. “Cercas, as pessoas derrubam. O interessante seria criar uma pista de cooper ao redor para ser utilizada por famílias e ciclistas”, avalia Sérgio Monroe. Os integrantes do movimento reclamam ainda que, no último dia 7, estava prevista uma audiência pública com o Ministério Público, mas ela foi remarcada para fevereiro de 2010, sem dia definido. “As coisas nunca saem do papel e, enquanto isso, o cerrado vem sendo castigado”, reivindicou Sérgio. Uma comunidade no Orkut foi criada para debater os assuntos relacionados ao parque e conta com 428 membros, até então. “A comunidade de Samambaia já está questionando as obras e quer que ver o parque recuperado”, destacou Iolanda. Segundo ela, diversos debates também estão sendo promovidos nas escolas.


1 - Antes, uma fazenda
O Parque Três Meninas foi criado pela Lei Nº 576, de 26 de outubro de 1993. Antes disso, uma família tinha a concessão de uso do terreno. O proprietário era um advogado e pai de três meninas, razão pela qual batizou a fazenda com esse nome, em homenagem às filhas. Cada uma ganhou de presente do pai uma pequena casa dentro do lote. Hoje, esses espaços estão abandonados e tomados por entulhos.

Colaborou Naira Trindade


As espécies

Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do Brasil que ocorre principalmente no Planalto Central. Pode atingir cerca de 80cm. O fruto, de cor vermelha, tem polpa branca e é comestível. No interior de Goiás, o cajuzinho-do-cerrado é muito utilizado no preparo de doces e geleias.

Mutamba
Planta medicinal utilizada para o tratamento de asma e problemas respiratórios. No Brasil, é usada no combate a febres, tosses, bronquite, asma e pneumonia. Em estudos pré-clínicos, foi demonstrada a propriedade hipotensora, relaxante do músculo liso e estimulante do útero. Da mutamba, extrai-se um óleo vegetal muito utilizado pelos antigos indígenas do Pará, especialmente no alisamento e proteção solar dos cabelos.

Jamelão
Fruto de uma árvore com origem da Índia. Pode chegar a até 10m de altura e possui flores francas e frutos pequenos e arroxeados, quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pintura de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos. O fruto possui uma semente única e grande, envolta por uma polpa carnosa. Na Índia, é usado na confecção de doces e tortas.


Nenhum comentário: