segunda-feira, 26 de maio de 2014

GDF abre inscrições para brigadistas que combaterão queimadas na seca

São duas vagas para chefe de brigada e 27 para brigadistas florestal.

Cadastro é gratuito e presencial e acontece até a próxima quinta-feira.

Do G1 DF
Vegetação queimada em área próxima à Estrutural, uma das vias de maior movimentação no DF (Foto: Raquel Morais/G1)Vegetação queimada em vegetação próxima à Estrutural, uma das vias de maior movimentação no DF (Foto: Raquel Morais/G1)

Estão abertas as inscrições no processo seletivo para contratação temporária de brigadistas para reforçar o combate a incêndio florestais no Distrito Federal durante o período de seca. São oferecidas duas vagas para chefe de briga e 27 para brigadista florestal. O cadastro é gratuito e presencial e ocorre entre esta segunda (26) e quinta-feira (29).
Os interessados deverão ter ensino médio e o curso de formação da área, além de ter carteira de habilitação com permissão para a categoria B. A documentação deve ser levada à sede do Ibram, no 511 Norte, no Edifício Bittar. Os aprovados receberão auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte (quando couber) e seguro acidente.
O processo seletivo foi anunciado 20 dias depois de o governador Agnelo Queiroz decretar estado de emergência ambiental até novembro, por causa do início do período de seca. A medida permite a contratação temporária de uma brigada de prevenção e combate a incêndios florestais, que atuará nos 72 parques e 22 unidades de conservação da capital do país.
É a terceira vez que o GDF convoca uma brigada específica para estas ações.
Paralelamente, a Secretaria de Meio Ambiente divulgou dicas para evitar queimadas. Entre elas, está evitar fazer fogueiras e rituais religiosos em matas, não jogar pontas de cigarro pela janela do carro, orientar crianças para não brincar com isqueiros e fósforos e não deixar garrafas ou pedaços de vidro perto das vegetações.

A fiscalização de incêndios cabe ao Ibram. Quanto constatados casos de crimes, o autor pode receber desde advertência a multas.

Nenhum comentário: