segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Vida mais verde na Vila Planalto

Moradores e ecologistas plantam 200 mudas de árvores
Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br
Em ação dedicada à natureza, os moradores da Vila Planalto colocaram a mão na massa, na manhã de ontem, e se uniram ao grupo Jardineiros do Planeta para dar início à arborização da região. Cerca de 40 pessoas participaram do ato, que resultou na plantação de 200 mudas de espécies nativas da mata e do cerrado, entre elas a exuberante paineira-rosa, o jatobá, tamboril-da-mata e a bela jacarandá.
A Emanuelle Reis, de 11 anos aproveitou para ir com as amigas Mariana, 9, e Manoela Schneider, 12. As três participaram ativamente da ação e plantaram diversas mudas. "Plantar me ajuda a sair de casa e ficar um tempo longe do computador", afirma a estudante Emanuelle. pequena Tainá Fontes, de cinco anos, fez questão de comparecer, e junto de sua avó, dona Maria José plantou sua primeira árvore, uma tamboril. "Moramos aqui pertinho, fiquei feliz por poder trazê-la", conta a aposentada. Ela ressalta ainda a importância da ação. "Nossa qualidade de vida vai melhorar, com certeza. Sempre venho passear com meus cachorros, vou aproveitar para regá-las e cuidar. Pretendo fazer um cercadinho para marcar quais foram as que nós plantamos", planeja Maria.
A aposentada Glória Boaventura luta também pela implementação de um viveiro no local, e tratou de deixar sua marca. "Tenho certeza que só tem a acrescentar na qualidade do ar e melhorar no nosso bem-estar, digo isso também pelos meus netos e bisnetos, a geração que irá aproveitar a sombra dessas árvores", comenta.
Folgas são dedicadas à natureza
Criado há dois anos, o grupo Jardineiros do Planeta é formado inteiramente por voluntários que, por amor à natureza, em suas folgas se dedicam ao meio ambiente e a valorização da diversidade do Cerrado, com plantios e recuperação de áreas degradadas e reutilização de materiais para construção de ecojardins. 
O coordenador geral do projeto, Sérgio Monroe explica que por meio da educação ambiental, a própria população começa a desenvolver atividades em prol de melhorias. "Nós damos o caminho, eles cuidam do resto. As pessoas se sentem bem ao fazer o bem, é uma forma de mostrar que todo mundo é capaz de fazer algo para salvar o planeta. Esse é o nosso presente de Natal para a natureza", justifica Sérgio. 
Escolas
O projeto se estende às escolas. A professora Eliete Lacerda ressalta que, em união ao grupo, os alunos do Centro de Ensino Especial 1 de Brasília da 912 Sul fazem terapia ocupacional com jardinagem. "Eles desenvolvem atividades, ajudam a contribuir com a natureza e se tornam guardiões naturais", diz. 
O cobrador José Maria de Queiróz uniu a família e acabou contribuindo para a arborização. "Poderiam ter plantas frutíferas também. A cidade precisa de coisas mais produtivas e menos decorativas", sugere, no entanto. 
Numerária
200 mudas de espécies nativas foram plantadas
Leia mais na edição digital. Clique aqui e veja essa e outras notícias.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: