sábado, 15 de outubro de 2011

GDF lança obras do Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho

(06/10/2011 - 15:53)

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Brasília Ambiental, lança neste sábado, 8 de outubro, as Obras de Implementação e Reforma da Infraestrutura do Parque Ecológico dos Jequitibás, localizado em Sobradinho I. A unidade é a quarta a ser contemplada pelo programa Brasília, Cidade Parque.
Para realização das obras, serão aplicadas duas compensações ambientais e florestais, da Construtora Villela e Carvalho e da Beira Lago Empreendimentos Imobiliários Ltda. Além disso, as obras terão também parceria com a Novacap e a Administração Regional de Sobradinho.
O local receberá diversas intervenções como: construção de estacionamentos, pistas de skate, ciclovias e coopervias, circuito de musculação, praça de convivência e instalação de nova sinalização.
Ainda serão reformadas estruturas já existentes na unidade como a sede administrativa e o anfiteatro, as quadras de esporte e a substituição dos playgrounds que serão trocados por equipamentos mais seguros.



Criado por meio do Decreto nº 16.239, em 28 de dezembro de 1994, o Parque dos Jequitibás conta com aproximadamente 11,2 hectares e tem o intuito de ajudar a preservar a fauna e flora da nativa da região, criando condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho.

O parque recebe cerca de 300 frequentadores aos finais de semana dentre eles, pessoas que desejam praticar exercícios ao ar livre, crianças e usuários que realizam, no interior da unidade, atividades acadêmicas ou de pesquisa.
O Parque Ecológico dos Jequitibás é a quarta unidade a ser contemplada pelo programa Brasília Cidade Parque. Os parques Ezechias Heringer, no Guará; o Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul e o Parque Ecológico Águas Claras já estão sendo beneficiados com obras de revitalização e implantação que irão oferecer uma melhor qualidade de vida às comunidades.
Brasília, Cidade Parque
Inspirado nos ideais de Lucio Costa e concebido pela Secretaria de Meio Ambiente, o programa visa implantar os 68 parques ecológicos e as 22 unidades de conservação do Distrito Federal, de forma sustentável e com o apoio de instituições públicas e privadas. Para 2011, estão previstas a instalação de outras unidades prioritárias.
O decreto de criação do programa foi assinado pelo governador Agnelo Queiroz no início de junho. No dia 13 de junho, o decreto que estabelece as diretrizes e regras para a participação no programa foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.
Já receberam as obras do programa o Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul e o Parque Ecológico Águas Claras e o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. Estão previstas ainda para este mês, o início das obras do Parque Três Meninas, localizado em Samambaia.
Compensações
As Compensações Ambientais e Florestais são mecanismos de retribuição financeira aos impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental no momento da implantação de empreendimentos. Foi instituída pela Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), sendo aplicada para empreendedores privados e públicos.
No Distrito Federal, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram) é o órgão competente para conceder licença ambiental e, por meio da Câmara de Compensação Ambiental, analisar a necessidade de retribuição de empreendimentos que causem impactos negativos ao meio ambiente. A empresa causadora da degradação deve financiar a implantação e regularização fundiária de unidades de conservação.

Fonte: IBRAM

Nenhum comentário: