sábado, 29 de outubro de 2011

Casinhas de Boneca: monumento à história lúdica e real de Samambaia

As três casinhas de boneca do Parque Três Meninas, construídas nos anos 60 pelo casal Inezil e Martha Penna Marinho às suas filhas Zilta, Marine e Martita, remetem à criatividade e às brincadeiras infantis numa fase lúdica da vida dessa família. Restauradas como monumento, essas Casinhas de Boneca resgatam a história viva na memória de milhares de famílias que vieram para Samambaia atrás de moradia nos anos 80 e 90, e continuam a chegar...

Autor desse monumento, Inezil Penna Marinho (1915 – 1985), disse em 1939: “Meu ideal é, pois, bem diferente, não quero de riquezas o esplendor. Sou apenas um pobre sonhador, a aspirar uma luz fulgente”. Ligado aos esportes, é referência nos primórdios da Educação Física no Brasil, demonstrando também muito interesse pela filosofia, história e poesia. Veio do Rio de Janeiro a Brasília em 1958, para implantar o Ministério da Educação e Cultura na Nova Capital.

Em 1960 a família Penna Marinho arrendou 72 hectares no Núcleo Rural Taguatinga (hoje Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek - ARIE JK), onde instalou a Chácara Três Meninas. Nos anos 60 e 70 o local serviu à produção de suínos, aves e ovos, bem como para recepcionar visitantes ilustres, chefes de estado e artistas, num ambiente confortável e inspirador. Dizem que até mesmo o guerrilheiro Che Guevara ali se hospedou, quando veio ao Brasil para ser condecorado pelo então presidente Jânio Quadros.

Em 1988 a chácara virou sede da Administração Regional de Samambaia. Ali foram entregues títulos de assentamento a milhares de famílias que vieram povoar a cidade criada oficialmente em 25 de outubro de 1989. A visão do casarão e das casinhas de estilo colonial/eclético, decoradas com cerâmicas portuguesas, calou fundo na mente dessas ‘famílias oriundas de invasões e fundo de quintais’, que acreditaram, finalmente, ter encontrado seu ‘lugar ao sol’.

Em 1993 a chácara virou o Parque Três Meninas que, em 2005 foi abandonado. A comunidade de Samambaia clama pela sua revitalização e tombamento como patrimônio histórico, cultural e ambiental do Distrito Federal. Por isso o Centro de Criatividade infanto-juvenil-CCI, autorizado pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, restaurou as Casinhas de Boneca como monumento histórico de Samambaia, estimulando a visitação, revitalização e tombamento do Parque Três Meninas.
Fonte: Élton Skartazini

Nenhum comentário: