quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Na Mídia - Incentivo às áreas verdes




(05/09/2011 - 14:01)

(Matéria publicada no Jornal Correio Brasiliense, em 04/09/2011)
 
A população do Guará ganhou ontem um presente aguardado há muito tempo. Delimitado desde 1977, o Parque Ecológico Ezechias Heringer finalmente será equipado com infraestrutura de asfalto e iluminação, além de aparelhos públicos de convivência. O governador Agnelo Queiroz, a Secretaria de Transportes e a construtora JC Gontijo assinaram um protocolo de intenções oficializando o início das obras dentro de 10 dias. Os recursos - R$ 3 milhões - são originários do órgão público e da empresa, e referem-se a compensações de impactos ambientais gerados por empreendimentos construídos em outros locais.
A câmara de compensação ambiental para receber recursos de obras que impactam o Meio Ambiente foi criada em 2008, mas a vinculação da verba à recuperação e preservação de áreas verdes é nova e faz parte do programa Brasília, Cidade Parque, instituído em junho deste ano. A intenção é que, até 2014, 68 parques ecológicos e 22 Unidades de Conservação estejam recuperadas com o apoio de instituições públicas e privadas. Para isso, a previsão é de que sejam investidos R$ 40 milhões.
"Todo empreendimento que causa impacto tem que ser estudado e licenciado. Quem não estiver adimplente (com a câmara de compensação) não é liberado", explicou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, acrescentando que agentes públicos também devem contribuir com o fundo. A Secretaria de Transportes, por exemplo, fará um aporte para o parque do Guará por conta das obras da EPTG.
Já são três as áreas contempladas: o Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, na Avenida L2, e o Parque Ecológico Águas Claras. O espaço de conservação do Guará, que em seus 306 hectares abriga 51 espécies de árvores, 72 de orquídeas e 59 de ervas e arbustos, deve ser entregue revitalizado dentro de até 10 meses. Entre as intervenções previstas está a implantação de playground, ciclovias, pistas para corrida, pista de skate, quadra de esportes e um sistema de iluminação movido a energia solar.
"Isso será a maior riqueza da nossa cidade em qualidade de vida e desenvolvimento humano. O Parque Ecológico do Guará é muito especial, pela sua história e pela resistência dos moradores da cidade. É uma área muito grande em meio a uma região com alta densidade demográfica, visada pelas construtoras", afirmou Agnelo Queiroz.


Fonte IBRAM

Nenhum comentário: