quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Greenmeeting 2011



(22/09/2011 - 18:35)

Terminou nesta quinta-feira (22) o XI Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting”, em Brasília. O evento reuniu presenças de importantes lideranças ambientais e autoridades durante os dias 20, 21 e 22 no auditório do Museu da República.
Palestras e pronunciamentos como a do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Distrito Federal Eduardo Brandão e dos senadores Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg deram o tom da abertura do evento.
Durante o encontro houve a premiação de categorias dentro do tema meio ambiente - como Recursos Hídricos, melhor fotografia ambiental, literatura ambiental entre outras. Entre os agraciados o fotógrafo Fábio Colombini, o cantor e compositor Ney Matogrosso, a professora Cosete Ramos, o escritor Maurício Andrés Ribeiro entre outros.
Durante o encontro, palestrantes da Colômbia, Croácia, México, Índia, Grécia, Eslovênia, Nova Zelândia, Guiana, Liga dos Estados Árabes, Filipinas entre outros países trocaram experiências com representantes do Brasil a fim de elaborar a Carta Verde do encontro com compromissos e ações de sustentabilidade para os próximos anos.
Brasília, Cidade Parque


Algumas das vivências e projetos do GDF foram explanados pelo secretário de meio ambiente Eduardo Brandão.  “A situação dos resíduos sólidos, por exemplo, na capital do país sempre foi uma vergonha. Estamos mudando esta realidade fechando o “lixão” a céu aberto que existe na cidade desde sua criação e abrindo um aterro sanitário. Além disso, Brasília terá uma política pública de resíduos sólidos como a sociedade brasiliense merece”, explicou Eduardo.
Sobre os programas, carro-chefe da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram), Brasília, cidade parque e Caminho das Águas, Brandão foi ovacionado pela plateia presente quando disse que os programas visam a implementação dos 68 parques e 22 unidades de conservação e recuperação dos córregos e rios de todas as sete bacias do DF, respectivamente. “Transformaremos Brasília na capital mais sustentável do país”, concluiu ele.
A carta verde das Américas deverá ser elaborada nos próximos dias e encaminhada a todas as autoridades e representantes dos países participantes.
Fonte: Ibram

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado, não embarque na conversa fiada desse tal de Eduardo Brandão, que nunca fez absolutamente nada em prol do meio ambiente do DF. O programa "Brasília, Cidade Parque" é uma cópia do anterior "Abrace um Parque", com uma sutil modificação: se retirou a participação da sociedade civil na escolha dos projetos a serem implementados nos parque, bem como do controle da destinação dos recursos para os parques. Ou seja, o semhor Eduardo Brandão acabou com a participação da sociedade. Grande democrata ! e, saiba que esse sujeito conseguiu a façanha de fraudar a falência da própria empresa, e já teve casa, carro e lotes arrestados pela Justiça. Ou seja, um tremendo Ficha-Suja !