quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Presidente do Ibram participa de Seminário de Economia Verde e Inclusiva da Região Centro Oeste Brasileiro






(03/08/2011 - 15:51)

Com o objetivo de consolidar e difundir o conceito e a prática da Economia Verde e produzir conteúdo que fará parte da Agenda Essencial para a Conferência Rio +20, aconteceu nesta quarta-feira, 03 de agosto, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, o Seminário de Economia Verde e Inclusiva da Região Centro Oeste Brasileira, esse encontro faz parte da iniciativa "Diálogos Nacionais de Economia Verde: rumo à Rio+20".
A mesa de abertura contou com a participação do presidente do Ibram, Moacir Bueno, com o Diretor doDepartamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz e com o professor da Universidade de Brasília, Donald Sawyer.
Logo após a mesa de abertura tiveram três plenárias. A primeira foi do Diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, que falou a importância do Rio +20 e seu processo de organização no Brasil. “O Brasil se destacou ano passado no COP 15 com as suas reduções das emissões de dióxido de carbono”, disse.
A segunda foi do professor da Universidade de Brasília, Donald Sawyer, ele tratou  dos desafios  da Economia Verde no Centro Oeste Brasileiro. “Uma estratégia de desenvolvimento sustentável é mudar os padrões de produção de consumo”, relatou Donald.
Por fim, o Coordenador de Projetos da Vitae Civilis, Aron Belinky, comentou da metodologia do trabalho que será realizado na RIO +20. “A discussão será baseada na junção de três assuntos: social, meio ambiente e economia, relatou.
Conferência Rio + 20
A Conferência Rio + 20, em comemoração aos 20 anos da Cúpula da Terra - realizada em 1992, no Rio de Janeiro, pelas Nações Unidas, e também conhecida como Eco 92 ou Rio 92 -, é um dos eventos mais esperados na agenda da ONU de 2012. Ela será nos dias 4 a 6 de junho de 2012.
O objetivos da  Rio + 20 é rever os progressos obtidos pelos países no cumprimento da Agenda 21 de crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental – estabelecida no Rio 92 –, suprir as lacunas existentes, reafirmar o compromisso político dos Estados com o desenvolvimento sustentável e estabelecer novos compromissos necessários.
Fonte: Ibram





Nenhum comentário: