quinta-feira, 19 de maio de 2011

Kassab sanciona proibição do uso de sacola plástica em SP

Publicidade
DE SÃO PAULO
O prefeito Gilberto Kassab (PSD) sancionou a proibição do uso de sacolas plásticas na cidade de São Paulo, já aprovada pela Câmara Municipal. A medida entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2012.
Quem desrespeitar a regra poderá ser multado ou ter a licença comercial suspensa.
Fecomercio quer implantação gradual da restrição às sacolas plásticas
Alshop diz que proibição de sacolas plásticas exigirá planejamento
Câmara proíbe uso de sacola plástica na cidade de SP
De acordo com a publicação no "Diário Oficial" desta quinta-feira, "os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a afixar placas informativas, com as dimensões de 40cm x 40cm, junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, com o seguinte teor: 'Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis'".
A lei vale para todos os estabelecimentos comerciais, mas não se aplica às embalagens originais das mercadorias, às de produtos alimentícios vendidos a granel e às que vertam água.
A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
TRAMITAÇÃO
Na Câmara Municipal, o projeto de lei estava em tramitação desde 2007, mas só tomou corpo há duas semanas, quando foi encampado pelo vereador Roberto Tripoli (PV-SP), ambientalista e líder do governo na Casa. Tripoli tentou organizar um consenso em torno do projeto, que teve 35 votos favoráveis, cinco contrários e 12 abstenções.
Com a aprovação, a maior cidade brasileira será a segunda capital do país --depois de Belo Horizonte-- a proibir as embalagens plásticas. A proibição valerá para todo o comércio na capital paulista, não apenas para os supermercados.
Dois vereadores --Aurélio Miguel (PR) e Francisco Chagas (PT)-- vão entrar na Justiça contra a lei. Chagas é ligado aos trabalhadores do setor químico, que temem perder emprego com o fim das sacolas plásticas.
Na semana passada, os supermercados fecharam acordo com o governador Geraldo Alckmin para banir as sacolinhas plásticas até o final do ano no Estado. Esse acordo só vale para os supermercados e não previa punição para quem desrespeitar a regra.

Nenhum comentário: