sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

 
cid:167063620@15022011-2ACE
 
 
Resumo do livro:
A perda de biodiversidade é uma crise silenciosa. Se não interrompida, levará à homogeneização biótica do Planeta. As evidências dessa crise manifestam-se no declínio das populações biológicas e ameaça de extinção de espécies, na perda de diversidade genética entre as espécies da agropecuária; na degradação dos ecossistemas e na extensa perda de habitats.
Este livro, segundo da Série Memória e Análise de Leis, visa contribuir para uma maior compreensão sobre a importância do patrimônio biológico nacional e sobre a legislação e as políticas públicas destinadas à sua conservação.
Inicialmente, descreve as bases científicas que amparam as estratégias conservacionistas, os aspectos éticos da crise, a história da conservação no mundo e os resultados dos levantamentos mais recentes da biodiversidade brasileira. Em seguida, destaca os dispositivos da Constituição Federal relativos à diversidade biológica e discute múltiplos aspectos da legislação brasileira voltada para a conservação. Ao final, o livro avalia três políticas de conservação da biodiversidade em curso no Brasil: a criação das unidades de conservação, a gestão integrada da biodiversidade e o monitoramento do desmatamento.
Trata-se de uma abordagem inovadora sobre a matéria, bastante útil para todos que trabalham na área ambiental e que militam pela proteção da natureza no país mais biodiverso do mundo.
 
 
 






Nenhum comentário: