sábado, 11 de dezembro de 2010

Conheça algumas frutas do Cerrado

Conheça algumas frutas do Cerrado

  Araticum
Nome Científico: Annona crassiflora Mart
Nomes Populares: araticum, bruto, cabeça-de-negro, marolo, pinha-do-cerrado, araticum-do-cerrado
Ocorrência: Cerradão, Cerrado, Cerrado Denso, Cerrado Ralo, Campo Rupestre
Distribuição: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo, Tocantins

Benefícios para sua Saúde: O Araticum possui fatores antioxidante que combate os radicais livres e é um forte aliado da população na prevenção de doenças degenerativas tais como: a esclerose múltipla, a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer Este fruto também integra a medicina das populações tradicionais da região da Chapada dos Veadeiros, Goiás, que o utilizam como regulador de menstruação, para reumatismo, feridas, úlceras, câncer de pele, fraqueza no sistema digestório, cólicas e contra diarréia.
 
  Buriti
Nome Científico: Mauritia vinifera Mart
Nomes Populares: buriti, carandá-guaçu, carandaí-guaçu, miriti, muriti, palmeira-buriti, palmeira-dos-brejos

Benefícios para sua Saúde: apresenta  teores de vitaminas do complexo B, tais como as vitaminas B 1 , B 2 e PP, equivalentes ou superiores aos encontrados em frutas como o abacate, a banana e a goiaba, tradicionalmente consideradas como boas fontes destas vitaminas. A vitamina B1 atua ao nível do metabolismo dos hidratos de carbono em glicose para produzir energia e é importante para o funcionamento correto do sistema nervoso.
A vitamina B2 é importante na manutenção da pele, membranas mucosas, olhos e revestimento dos nervos. A vitamina PP participa da obtenção de energia em todas as reações metabólicas; é indispensável para que a energia dos alimentos seja aproveitada. A carência provoca pelagra(dermatite, diarréia, demência), lesões na pele e mucosas, fadiga e insônia. É hidrossolúvel.
 
  Cagaita
Nome Científico: Eugenia dysenterica Dc
Nomes Populares: cagaita, cagaiteira

Benefícios para sua Saúde: Estudos da composição nutricional de diversas frutas nativas do Cerrado verificaram ela possui um elevado teor de água (95,01%), sendo uma das frutas que apresentam maior percentagem de ácidos graxos poliinsaturados (linoléico e linolênico), ficando atrás apenas da amêndoa do baru e da polpa da mangaba. Possui maior teor de ácido linoléico (10,5%) que o azeite de oliva e de dendê. Quanto ao teor de ácido linolênico (11,86%), supera o do óleo de milho, girassol, amendoim, soja, oliva e dendê. Os ácidos graxos possuem importante papel no organismo humano, sendo o linoléico e o linolênico essenciais.

Os teores de vitamina C da cagaita (18,28 mg/100 g) são superiores aos encontrados em muitas frutas convencionalmente cultivadas, como a banana madura e a maçã Argentina, de 6,4 e 5,9 mg/100 g, respectivamente .
 
  Cajuzinho do Cerrado
Nome Científico: Anacardium humile St. Hil
Nomes Populares: cajuzinho-do-cerrado, cajuí, caju, caju-do-campo
Ocorrência: Campo Sujo, Cerrado
Distribuição: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo
 
  Gabiroba
Nome Científico: Compomanesia cambessedeana Berg
Nomes Populares: Gabiroba, guabiroba, guavira, guariba
Ocorrência: Campo Cerrado, Sujo, Cerrado
Distribuição: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins
 

Nenhum comentário: