sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chica do PT quer salvar ecologia de Carinhanha

Chica do PT quer salvar ecologia de Carinhanha
Por Nathália Clark, em 10.12.10
Chica do PT fala da preservação do Carinhanha - foto: Nathália Clark
Uma voz solitária no Plenário, dissonante em meio aos levantamentos que apontam para um horizonte de desafios e dificuldades, discorre com seu linguajar popular Francisca Alves Ribeiro, conhecida como Chica do PT, prefeita do município de Carinhanha, na Bahia. Agricultora familiar, professora e liderança de movimentos na comunidade, Chica levou à Conferência o exemplo sustentável de sua cidade e aproveitou para fazer um apelo à preservação.
Segundo ela, Carinhanha, cidade circundada pelos rios Carinhanha e São Francisco, é essencialmente um município agrícola, rural, com menos de 30 mil habitantes. “Nosso grande potencial é agricultura familiar e o turismo. Carinhanha só existe por causa do rio, mas foi feita dando as costas a ele e jogando nele seu esgoto”. Apesar disso, ela afirma que o rio que dá nome à cidade ainda se mantém conservado.
“O rio é estreito, curto, mas é preservado, é o que abastece os municípios do entorno, e é a nossa maior riqueza, que não queremos perder para os grandes latifundiários. Carinhanha não terá sustentabilidade se não cuidar de seus rios, e temos que cuidar do Carinhanha para que ele não adoeça. Para isso, precisamos de socorro dos órgãos federais”, afirmou. De acordo com Chica, o município está tentando demarcar uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), mas falta recurso para fazer o plano de manejo.
“Nossa maior parceria é com o Ministério Público do norte de Minas Gerais. Já procuramos o ICMBio, o IBAMA e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. Mas Carinhanha é pequena e o município só sobrevive de repasse. Nossa arrecadação é mínima, não temos indústria, só pequenos agricultores familiares. Como vamos pagar pesquisadores, especialistas para fazerem os estudos necessários à composição do plano de manejo?”, questionou. Ela acredita que com o plano terão condições de receber investimento e desenvolver o turismo na região.
“Todo mundo fala do São Francisco, mas ninguém fala do Carinhanha, que ainda tem Surubim, que está preservado e que abastece o São Francisco. Existem as chamadas grandes lagoas, que eu chamo de útero do rio, onde os grandes peixes vêm desovar”, contou Chica.
Segundo a prefeita, os investimos em Carinhanha são basicamente em educação: “Temos que fazer leis e pesquisa também, mas isso não muda as pessoas”. A Prefeitura da cidade vem desenvolvendo o Programa Educando com a Horta Escolar. De acordo com Chica, 70 prefeituras no Brasil trabalham com esse projeto, mas a única que transformou em políticas públicas foi Carinhanha.
O projeto trabalha o lixo, o desperdício de água, a plantação orgânica com as crianças, incluindo essas questões no currículo escolar. “Na nossa escola é proibido qualquer enlatado. As crianças têm que se alimentar com o que os pais produzem, tem que comer mandioca, farinha, feijão”, disse. Chica acredita que não se criam oportunidades para o agricultor se fixar no campo, e que é através dessas pequenas iniciativas que haverá condições e qualidade de vida também na área rural.
A Prefeitura já organizou inclusive um desfile de sustentabilidade: “O lixo que virou luxo”. “Foram construídos móveis de casa, desde a cama, o teto, pneu que virou sofá, tudo feito pelas crianças, a partir do lixo. Então, podemos dizer que é possível, sim, fazer desenvolvimento sustentável com o que se tem. E para isso não é preciso muito”, concluiu Chica.

Fórum de ONGs Ambientalistas do DF
http://informe-ambiental.blogspot.com/
SERGIOMONROE1.COM


Nenhum comentário: